segunda-feira, 23 de abril de 2012

"Dica de Blog"

Este blog foi criado com o objetivo de divulgar e compartilhar os trabalhos artísticos, aprendizados, experiências... realizados pela turma do 5º ano A, professora Marilene Aparecida do Amaral, EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre, em Hortolândia - São Paulo.

acesse e veja: http://www.portifoliodaturma.blogspot.com.br/

 


Hoje é Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor







A protecção dos direitos autorais é uma das formas encontradas para evitar a pirataria
A protecção dos direitos autorais é uma das formas encontradas para evitar a pirataria


Comemora-se hoje, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, proclamado, em 1995, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)
A efeméride tem como objectivo promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade e para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia.
É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca, Garcilaso de la Veja e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humidade”, 
segundo a UNESCO.
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha (Espanha), onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro.
Direitos Autorais são conjuntos de normas legais e prerrogativas morais e patrimoniais (económicas) sobre as criações do espírito, expressas por quaisquer meios ou fixadas em quaisquer suportes, tangíveis ou intangíveis e são concedidos aos criadores de obras intelectuais.
A protecção dos direitos autorais foi uma das formas encontradas para evitar que grandes ideias e criações fossem descredibilizadas pela pirataria que, basicamente, se caracteriza pelo roubo de ideias em benefício próprio.
Por isso, é fundamental para os autores e para a própria evolução da cultura na sociedade que os direitos autorais sejam protegidos, possibilitando que os autores, qualquer que seja a sua criação, permaneçam estimulados pelo reconhecimento de seus esforços e da beleza de suas obras, e continuem trabalhando para que possamos ter acesso a novos livros, músicas, quadros, etc.
Sem a devida protecção, aos direitos autorais, escritores como Miguel de Cervantes, autor de ‘Don Quixote de La Mancha’, e William Shakespeare, autor de ‘Romeu e Julieta’ e ‘Hamlet’, certamente não teriam alcançado o justo reconhecimento por seus esforços e actualmente poucos, ou ninguém, saberiam quem foram e o que fizeram
O reconhecimento a estes dois génios da literatura é tamanho, que em uma última homenagem, a escolha da data de comemoração ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi feita com base no facto de que, dia 23 de Abril de 1616, ambos, tanto Miguel de Cervantes quanto William Shakespeare, faleceram.
Em Angola, para saudar efeméride, a Biblioteca Nacional e a Casa de Cultura Brasil- Angola promovem, neste dia, em Luanda, uma edição da “Sopa de Letrinhas”com o objectivo de ressaltar a importância do livro e da leitura na vida das crianças e estimular a formação de futuros leitores.
Na ocasião será também feita a apresentação da Gazeta "O Jardim", um jornal infantil do Ministério da Cultura, editado pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais, assim como a oferta de colecções de literatura angolana a algumas entidades que desenvolvem trabalho de incentivo à leitura.
Este ano a UNESCO comemora a data sob o lema "Livros e Tradução", considerando que a celebração coincide com o 80° aniversário do lndex Translationum, uma bibliografia internacional de traduções, publicada por essa agência especializada das Nações Unidas, e que constitui uma ferramenta única para monitorar as traduções de publicações no mundo.

Fonte:

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2012/3/17/Hoje-Dia-Mundial-Livro-Direito-Autor,5e08c963-76e1-443c-8807-0ec30e4b4aed.html
 

Escola Aluízio Ferreira desenvolve projeto sobre Educação Sexual




Foi iniciado na ultima quarta-feira (18), o “Projeto Cidadania: Educação Sexual” da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Ferreira de Rolim de Moura, realizado em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas.

O projeto foi desenvolvido no pátio da escola, com a presença de cerca de 300 alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, participou também a diretora do Creas; Josélia Brito e toda sua equipe, o diretor da escola; Gildo Benedito Ramos, professores, e várias autoridades ligadas ao tema. Onde os convidados responderam e debateram diversos questionamentos feitos pelos alunos participantes; relacionados à gravidez na adolescência, drogas, aborto, doenças sexualmente transmissíveis - DST, violência sexual, pedofilia, bullying, e outros relacionados ao tema.

Na semana de 14 a18 de maio, semana de combate a “Exploração e abuso sexual da criança e adolescente,” será feita uma grande mobilização sobre o Projeto Cidadania, visando adquirir e disseminar informações sobre Educação sexual de crianças e adolescente. Este evento será realizado no pátio da escola com a participação de todos os docentes e discentes nos períodos vespertinos e noturnos, onde teremos profissionais da área da saúde como psicólogos e enfermeiras respondendo a perguntas previamente elaboradas pelos alunos, orientados e coordenados pelos professores no cotidiano das aulas de ciências, biologia, ensino religioso, língua portuguesa e educação física.

O tema sexualidade ainda é visto como tabu por uma parcela considerável da sociedade contemporânea, assunto este que, a maioria pensa não ser necessário comentar para não despertar interesse por sexo no adolescente.

O debate do tema se faz necessário, mesmo porque estudos têm demonstrado que a desinformação tem contribuído para o aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DST) AIDS e síndrome da imunodeficiência adquirida.

Em consonância com os parâmetros curriculares nacionais, “a abordagem sobre a sexualidade no âmbito da educação precisa ser explicita, para não reduzir sua complexidade, flexível, para permitir o atendimento às situações diversas; e sistemática, para possibilitar uma aprendizagem e um desenvolvimento crescente. Ressalta-se a importância de se abordar a sexualidade da criança e do adolescente não somente no que tange aos aspectos biológicos, e principalmente aos aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e psíquicos dessa sexualidade”.

Confira o cronograma: Dia 18/04 - Abertura oficial do projeto. As 7h15min - Período matutino. As 13h30min - Período vespertino. As 19h30min - Período noturno. Dia 18/04 – As 15h30mim - Palestra envolvendo todos os funcionários e alunos da escola.

Dia 18/05 - Participação no projeto de cidadania sobre abuso sexual, realizado pelo Creas. Dia 15/06 – Palestra com os pais da comunidade escolar e professores. Dia 16/08 – Palestra com pais, professores e alunos do ensino médio. Dia 15/09 – Palestra encerramento do projeto cidadania.

ATENÇÃO COMUNICADO

Oi gente!


É preciso reestruturar o jornal da nossa Escola.

Gostariamos de contar com a ajuda da Comunidade Escolar.

Precisamos montar equipes de trabalho para a edição, as fotografias, as pesquisas etc e tal.

Há alguém interessado em fazer parte deste projeto?

Se sim, entre em contato conosco na Escola para discutirmos algumas ações urgentes para que o projeto siga em frente. 


Desde já agradecemos!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Planejar é preciso...



Semanalmente  as acadêmicas da UNIR que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, realizam o planejamento das atividades que desenvolverão nas turmas de primeiro, segundo e quarto anos da nossa escola,   ocasião em que os professores Orestes, Flávia, Silvia e Edna orientam e discutem atividades, estratégias e materiais-didáticos.

EMÍLIAS E VISCONDES

No dia 18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil - a turma do 4º.Ano A, irá realizar na Biblioteca da escola a leitura  "O Casamento da Emília" para as turmas de primeiro ano , as crianças estão muito empolgadas preparando suas fantasias e ensaiando a leitura . Confiram as imagens...
VISITE O BLOG DA PROFESSORA SILVIA: O PRAZER EM APRENDER









quinta-feira, 12 de abril de 2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA






SIGNIFICADO DA PÁSCOA

          Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. 



            A palavra Páscoa deriva do  hebreu Peseach e significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo da morte para a vida –a Ressurreição.
         A páscoa é considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, e é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
         Entre os seus símbolos encontram-se:
  


  O Ovo de Páscoa

          A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. 





  O Coelhinho da Páscoa

          Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. 





A Cruz da Ressurreição

          Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. 



O Cordeiro

          Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. 




O Pão e o Vinho

 
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.


O Círio

          É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".





 A Páscoa no mundo


Na China
         O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa 
          As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar. Nos países da Europa Oriental, como Romênia, Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".


Nos Estados Unidos 
 
      A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina 
 
       O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Para saber mais sobre a páscoa acesse os links abaixo: