segunda-feira, 23 de abril de 2012

Escola Aluízio Ferreira desenvolve projeto sobre Educação Sexual




Foi iniciado na ultima quarta-feira (18), o “Projeto Cidadania: Educação Sexual” da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Ferreira de Rolim de Moura, realizado em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas.

O projeto foi desenvolvido no pátio da escola, com a presença de cerca de 300 alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, participou também a diretora do Creas; Josélia Brito e toda sua equipe, o diretor da escola; Gildo Benedito Ramos, professores, e várias autoridades ligadas ao tema. Onde os convidados responderam e debateram diversos questionamentos feitos pelos alunos participantes; relacionados à gravidez na adolescência, drogas, aborto, doenças sexualmente transmissíveis - DST, violência sexual, pedofilia, bullying, e outros relacionados ao tema.

Na semana de 14 a18 de maio, semana de combate a “Exploração e abuso sexual da criança e adolescente,” será feita uma grande mobilização sobre o Projeto Cidadania, visando adquirir e disseminar informações sobre Educação sexual de crianças e adolescente. Este evento será realizado no pátio da escola com a participação de todos os docentes e discentes nos períodos vespertinos e noturnos, onde teremos profissionais da área da saúde como psicólogos e enfermeiras respondendo a perguntas previamente elaboradas pelos alunos, orientados e coordenados pelos professores no cotidiano das aulas de ciências, biologia, ensino religioso, língua portuguesa e educação física.

O tema sexualidade ainda é visto como tabu por uma parcela considerável da sociedade contemporânea, assunto este que, a maioria pensa não ser necessário comentar para não despertar interesse por sexo no adolescente.

O debate do tema se faz necessário, mesmo porque estudos têm demonstrado que a desinformação tem contribuído para o aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DST) AIDS e síndrome da imunodeficiência adquirida.

Em consonância com os parâmetros curriculares nacionais, “a abordagem sobre a sexualidade no âmbito da educação precisa ser explicita, para não reduzir sua complexidade, flexível, para permitir o atendimento às situações diversas; e sistemática, para possibilitar uma aprendizagem e um desenvolvimento crescente. Ressalta-se a importância de se abordar a sexualidade da criança e do adolescente não somente no que tange aos aspectos biológicos, e principalmente aos aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e psíquicos dessa sexualidade”.

Confira o cronograma: Dia 18/04 - Abertura oficial do projeto. As 7h15min - Período matutino. As 13h30min - Período vespertino. As 19h30min - Período noturno. Dia 18/04 – As 15h30mim - Palestra envolvendo todos os funcionários e alunos da escola.

Dia 18/05 - Participação no projeto de cidadania sobre abuso sexual, realizado pelo Creas. Dia 15/06 – Palestra com os pais da comunidade escolar e professores. Dia 16/08 – Palestra com pais, professores e alunos do ensino médio. Dia 15/09 – Palestra encerramento do projeto cidadania.

Um comentário: