segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aulas de Matemática no LIE

Com a introdução da tecnologia em vários ramos de nossa sociedade, e com a rapidez que esta tem chegado a todo lugar, esta tecnologia também chegou à escola.

Sabe-se que o mundo da tecnologia é cheio de cores, imagens, novidades, e entre outros, que chamam a atenção dos alunos e que existem alunos que talvez tenham a oportunidade de pela primeira vez ter contato com um computador na escola.

Dentre os recursos existentes que podem ser utilizados para auxiliar na prática pedagógica dos professores de Matemática utilizando informática, temos os softwares matemáticos, que também podem ser criados pelos professores atendendo à realidade dos alunos. Eles podem além de abrilhantar o que é ensinado, tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas. Se esses softwares como outras ferramentas forem bem utilizados, transformarão uma aula num mundo cheio de novidades e experiências que nem sempre estão no cotidiano dos educando.

Pensando nisso a coordenadora do Laboratório de Informática Educativa, professora Daniela fez uma parceria com a professora Cristina para planejarem aulas utilizando as tecnologias com os alunos do 6º ano A e B.

Abaixo seguem algumas fotos das aulas já realizadas.

Curso de introdução à Educação Digital

No dia 13 de maio iniciou o curso de Introdução à Educação Digital na Escola Aluízio. O formador Valdecir convidou vários professores e coordenadores pedagógicos que não haviam participado da 1ª turma e eles estão participando e se empenhando pra realmente promoverem a inclusão digital na escola.
O curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivos promover ações de formação continuada que contribuam para:
  • A inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica.
  • Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem promovendo o
Este curso não é a operação e o uso do computador, embora reconheçamos isso como necessário.  Nesse curso, buscamos estimular que professores  e gestores escolares reflitam sobre o papel da escola no contexto tecnológico da sociedade do conhecimento, enfatizando a necessidade de cada um empreender um esforço sistemático de clarificar o porquê e para quê utilizar a tecnologia na sua prática profissional. desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série.
Abaixo algumas fotos do encontro inicial.