sábado, 23 de abril de 2011

Responsabilidade Social

Esse mês estreiou o filme Rio - http://www.rio-ofilme.com.br/ - cuja temática principal é o tráfico de animais silvestres. Como considero esse tema importante, gostaria de sugerir como um tema de responsabilidade social em qualquer disciplina.
Para complementar o tema, sugiro também a campanha do IBAMA pela conservação da fauna silvestre - http://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre/ - e a apresentação da campanha #SOSFAUNA ELEVADOR da ONG SOS Fauna, que na minha opnião ficou sensacional! http://www.youtube.com/watch?v=LktNHt4u27w

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Oficina de Movie Maker

O Movie Maker é um programa padrão do Windows onde pode-se fazer edição e criação de vídeos. De fábrica, ele já possui um certo número de efeitos, capazes de dar um grande dinamismo a suas criações, como filtros de vídeo, efeitos de transição e tudo mais. O programa suporta a inclusão de outros vídeos, imagens, arquivos de áudio e também legendas.

A utilização do Movie Maker oferece para o professor uma gama de possibilidades de uso pedagógico, que vão desde a montagem de vídeos com o resultado de projetos/atividades realizadas, aulas ou instruções para seus alunos que podem ser acessadas via internet ou ainda a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos. Essa última opção se aliada ao uso do programa Audacity faz com que os alunos precisem pesquisar, selecionar informações, selecionar imagens, escrever um roteiro de narração com tempo pré-determinado onde contemple todas as informações necessárias para que o vídeo faça sentido a todas que assistam e que mesmo os alunos mais tímidos podem contribuir de alguma forma no trabalho. Assim o aluno não conseguirá usar o famoso “Ctrl + C e Ctrl + V”, o trabalho fica mais rico, todos têm oportunidade de participar e a aprendizagem acontece de uma forma mais divertida para todos.
Pensando nisso realizamos logo em seguida da Oficina de Audacity uma Oficina de Movie Maker a fim de que os professores aliassem a aprendizagem e os resultados de uma oficina à outra. O resultado foi muito bom, os professores se empolgaram com o Movie Maker que é um programa bastante intuitivo e fácil de usar. Abaixo estão as fotos de mais essa Oficina.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Oficina de Audacity

Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Nele você pode editar suas músicas usando cortes, copia e cola recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixa faixas ou aplica efeitos na gravação.



O programa também possui um editor de envelope de amplitude, espectrograma e uma janela para análise de frequências e áudio em geral. Alguns dos efeitos incluem bass boost (reforço nos graves), wah wah e remoção de ruído. O programa suporta plugins VST, os mais utilizados na área da edição de áudio.



O programa pode ser usado para fins didáticos na gravação de programetes de rádio sobre conteúdos que o professor esteja trabalhando ou ainda na gravação de narrações que compõem vídeos informativos ou de apresentação de projetos/atividades realizadas.



No dia 09/04 o Laboratório de Informática Educativa realizou uma oficina de Audacity, onde a professora Sílvia Gomes de Andrade Cardozo foi a formadora. Muitos professores participaram e aprenderam a utilizar mais esse recurso. Vejam as fotos da oficina abaixo.

Jogos da revista Nova Escola

Acesse clicando aqui alguns jogos da revista Nova Escola

quarta-feira, 13 de abril de 2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

Prezi, um editor on line

O Prezi é um editor de apresentações online diferente dos modelos que estamos acostumados, pois permite criar um material interativo através de um MAPA VISUAL.

O usuário tem a liberdade de organizar o conteúdo da forma que quiser, criando apresentações não-lineares, já que o Prezi não se limita ao espaço retangular dos slides.

Abaixo um exemplo de apresentação feita no Prezi e que ao mesmo tempo é um tutorial.